Concerteza alguns vão dizer sim, porque já dançaram ou ouviram muito isso naquela época.
Uma música ou outra alguém vai se lembrar... E olhem que eu sinto saudades onde o funk quase não existia.
Onde tudo era animado, sabe porque? Simples dançávamos. Sem se importar.
Porém acreditem vocês.... E aqui vai para relembrar um pouquinho da histórias dessas incríveis cantoras e dançarinas que conquistaram o Brasil no século passado....]
As Meninas foi uma banda baiana de axé music e swingueira formada em 1997, sendo conhecidas também como As Meninas da Bahia. Originalmente o grupo teve como integrantes originais Carla Cristina nos vocais, Angélica e Cibele como backing vocals e dançarinas, Fernanda Barbosa na guitarra elétrica, Jujuba no saxofone e Ratinha, Titi e Dilmara como percussionistas, manuseando diversos instrumentos como tambor, bongô, ganzá e chocalho. Em 2002 com a saída de Carla Cristina, os vocais passaram para Flaviana Fernandes que deixou o grupo em 2007 junto com a maioria das integrantes. Em 2007 as integrantes originais Ratinha e Titi se juntam à nova vocalista do grupo, Taty Mell e às percussionistas Lenina e Nana, além dasbacking vocals Aline e Carol para a última formação do grupo, que durou apenas até2009, quando o grupo se desfez definitivamente.
1997—2002: Carla Cristina e sucesso
O grupo formou-se em 1997 quando oito amigas passaram a tocar juntas nas noites de Salvador, capital da Bahia, fazendo diversas apresentações em barzinhos e pequenos festivais, ainda como um grupo de forró. Composto por Carla Cristina nos vocais, Angélica e Cibele como backing vocals e dançarinas, Fernanda na guitarra elétrica, Jujuba no saxofone e Ratinha, Titi e Dilmara como percussionistas, manuseando diversos instrumentos como tambor, bongô, ganzá e chocalho, o grupo lançou naquele mesmo ano seu primeiro disco As Meninas no Forró. Na ocasião, ainda não tinha contrato com uma grande gravadora, o disco foi lançado apenas no nordeste do país. Em 1999 a banda entra no circuito da axé music e assina com a Universal Music para seu lançamento nacional. Após uma reformulação de sonoridade e visual, é lançado o disco Xibom Bombom em 15 de maio de 1999, vendendo em torno de 400 mil cópias e atingindo o disco de ouro. A faixa título, "Xibom Bombom", alcançou o primeiro lugar nas rádios brasileiras e recebeu diversos covers de artistas como Márcia Freire,Cheiro de Amor, Ivete Sangalo e Margareth Menezes na época. Logo após a canção "Feijão com Arroz" é liberada como single, sendo uma homenagem à comemoração de aniversário do de 50 anos do trio elétrico. Pouco antes do Carnaval de 2000 é lançada a canção "Samba da Nega Maluca", que se torna um dos maiores sucessos daquele ano.
Em 11 de dezembro de 2000 lançam o disco Tapa Aqui, Descobre Ali, vendendo em torno de 100 mil cópias. O álbum trouxe como tema do Carnaval de 2001 a faixa-titulo "Tapa Aqui, Descobre Ali", novamente fazendo uma brincadeira com a cultura popular mesclado à problemas socio-economicos. A canção atingiu o primeiro lugar nas rádios brasileiras, repetindo o bom desempenho do disco anterior. Posteriormente a faixa "Dança do Esquisito" foi liberasda como segundo single, e por fim "Babaca Mentiroso" e "Clube das Meninas", onde eram apresentadas as integrantes na composição. Em 10 de fevereiro de 2002 é lançado o último disco do grupo,Loucas Por Você, embalado pelos singles "Largadinho e "Diga Que Sim". O disco foi lançado em meio à conturbadas discussões entre os empresários e Carla Cristina, que cobrava uma maior liberdade para as garotas tomarem suas próprias decisões e não serem manipuladas. No final daquele ano, o contrato da vocalista com o grupo chega ao fim e, por decisão de ambos não é renovado. No final daquele ano Carla deixa o grupo em direção à carreira solo, amparada pela Universal Music.
No comments:
Post a Comment
Boa ou ruim deixem seu comentário!