Páginas

Monday, August 5, 2019

GODZILLA




Godzilla (ゴジラ, Gojira, nome original de Godzilla no Japão) é uma criatura gigante fictício — um daikaijū — que apareceu inicialmente em filmes japoneses de ficção científica. Foi visto pela primeira vez em 1954 no filme "Gojira", produzido pela Toho Film Company Ltd. É conhecido por sua aparência semelhante a um dinossauro, coberto com placas peculiares nas costas, capaz de disparar uma forma de fogo ou raio atômico pela boca e também por ser quase indestrutível. Até o momento, a Toho produziu 32 filmes sobre Godzilla.  Godzilla é uma criação do produtor Tomoyuki Tanaka, do diretor Ishirō Honda, do mago dos efeitos Eiji Tsuburaya — que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra — e do compositor Akira Ifukube.

Godzilla é a personificação do medo das armas nucleares. Criado por uma explosão nuclear, seu imenso tamanho, força, terror e destruição evocam a fúria das bombas atômicas lançadas em Hiroshima e Nagasaki . No decorrer da série o grande monstro se desenvolveu como um personagem com características ora de um vilão, ora de um herói, frequentemente salvando Tóquio, e posteriormente outras cidades, de invasões de outros daikaijū e de alienígenas, embora no processo ele destrua grande parte dessas cidades.  Para muitas pessoas em todo o mundo, Godzilla é um aspecto característico da cultura popular japonesa.

Ele ainda é um dos monstros mais reconhecidos no mundo, apesar da sua popularidade ter enfraquecido ao longo dos anos. Godzilla remanesce como uma importante faceta dos filmes japoneses, incorporando o "kaijū", ou monstro gigante, no gênero tokusatsu, ou filme de efeitos especiais — gênero que provavelmente inaugurou com seus primeiros longa-metragens.  



 Nos filmes japoneses, Godzilla é retratado como algum tipo de dinossauro gigante com escamas cinzas e ásperas, um poderoso rabo e várias placas ósseas dorsais. Sua origem varia de um filme para o outro, mas é quase sempre descrito como uma criatura pré-histórica e seus primeiros ataques ao Japão têm ligações com o início da Era Atômica. Em particular, a mutação causada por radiação atômica — a fúria liberada pelo homem dividindo os átomos — é apresentada como uma explicação para seu grande tamanho e poderes estranhos. A aparência de Godzilla foi inspirada em várias espécies de répteis e dinossauros. Especificamente, apesar de seu porte ereto, tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte, as placas ósseas dorsais de um estegossauro e a cauda de um crocodiliano.


Godzilla chegou aos EUA pela primeira vez em 1956 no filme "Godzilla, o Rei dos Monstros ", uma americanização do original "Gojira" no qual novo roteiro e novas cenas, estreladas pelo ator canadense Raymond Burr  como o repórter americano Steve Martin, foram acrescentados, criando-se um antecedente que seria feito anos mais tarde com duas produções da Saban Entertainment.





Filmografia




1954 – Godzilla
1955 - Godzilla Ataca Novamente
1962 - King Kong vs. Godzilla
1964 - Godzilla Contra a Ilha Sagrada
1964 - Ghidrah, o Monstro Tricéfalo

1965 - A Guerra dos Monstros
1966 - Ebirah, Terror dos Abismos
1967 – O Filho de Godzilla
1968 - O Despertar dos Monstros
1969 - A Vingança de Godzilla

1971 - Godzilla vs. Hedorah
1972 - Godzilla vs. Gigan
1973  - Godzilla vs. Megalon
1974 - Godzilla vs. Mechagodzilla
1975 - O Terror do Mechagodzilla

1984 - O Retorno de Godzilla
1989 - Godzilla x Biollante
1991 – Godzilla Contra o Monstro do Mal ou Godzilla vs. King Ghidorah
1992 -Godzilla vs. Mothra
1993 - Godzilla vs. Mechagodzilla II


1994 – Godzilla vs. SpaceGodzilla
1995 - Godzilla vs. Destroyer
1999 – Godzilla 2000
2000 - Godzilla vs. Megaguirus
2001 - Godzilla, Mothra and King Ghidorah: Giant Monsters All-Out Attack

2002 - Godzilla Against Mechagodzilla
2003 -  Godzilla: Tokyo S.O.S.
2004 - Godzilla: Batalha Final
2016 - Shin Godzilla
2017 -  Godzilla: Planeta dos Monstros

2018 - Godzilla: Cidade no Limiar da Batalha
2018 - Godzilla: Devorador de Planetas
2019 – Godzilla II : Rei dos monstros
2020 - Godzilla vs. Kong







 Beijinhus M.W.M
























No comments:

Post a Comment

Boa ou ruim deixem seu comentário!