Páginas

Thursday, July 19, 2012

Trabalho


Como pode você reclamar do trabalho, você, que tão facilmente de tudo ri e zomba? Tem a humanidade algo de bom sem o trabalho? Existe alguma espécie de felicidade sem fadiga? Mediante o trabalho recolhemos os frutos da terra e os do comércio.
Com o trabalho conseguimos cosntruir cidades, viver em habitações, vestir-nos, calçar os pés e manter a nossa mesa com farta comida.
Mas por que devo enumerar todas as vantagens que o trabalho no straz? O homem, que dele se envergonha parece-me um zangão que vive na preguiça: Quer viver ás custas dos outros sem cooperar para o bem comum e, diante de qualquer acontecimento, só tem a dizer ao mundo: Vício que deriva do ócio.
Uma vez que todo o bem provén do trabalho, não envergonhe a classe dos empregados que se empenham no trabalho.
Lembre-se de que os patrões devem trabalhar como os empregados e até mais do que eles, porque devemos considerar também as preocupações.
Volte seus olhos para aqueles que vivem do trabalho de suas mãos. Se não só os empregados, mas também os patrões devem trabalhar, por que você reclama da situação de empregado e do trabalho? O trabalho é comum aos empregados, aos patrões, mas não as preocupações. E, se os empregados trabalham como os patrões, estes talvez sejam os mais oprimidos. Por que não considerar este fato como uma infelicidade?

Teodoro de Ciro (393-460) - A divina Povidência


No comments:

Post a Comment

Boa ou ruim deixem seu comentário!